Montessori

Há cerca de dois anos (re)descobri a pedagogia Montessori. Li vários artigos, visitei inúmeros blogs e li uns quantos livros… e apaixonei-me por esta forma de abordar a criança. Esta abordagem permitiu-me olhar para o meu filho de maneira diferente. Coloquei-me no lugar dele, como criança a explorar e a descobrir o mundo. Tem sido um desafio muito gratificante e uma grande aprendizagem para mim. À medida que o tempo passa, sinto esta abordagem mais natural e orgânica.

ajuda-me a fazer sozinho, criança autônoma, criança independente

O princípio mais importante da filosofia Montessori é seguir o percurso da criança e respeitar a criança como um indivíduo. Como consequência natural, é ajudar a criança a fazer sozinha em vez de fazermos tudo por ela.

Os princípios da filosofia Montessori:

Tenho consciência que com esta abordagem todas as atividades e tarefas tornaram-se muito mais longas. Sair de casa, ir dormir, comer – demora mais tempo pois estamos a seguir o ritmo da criança. É claro que em algumas situações isso não pode acontecer. Porém, regra geral, adaptámos o nosso ritmo ao dele e ele ao nosso.

 

Textos inspirados pela pedagogia Montessori

Tendo a pedagogia Montessori como inspiração e guia, partilhamos aqui textos sobre soluções para alguns desafios de ser mãe.

mami_adaptarcasa
Adaptar a Casa à Criança

Blog Page - Thumbnail-3

é só uma criança, birras